Problemas com quedas de link de internet e indisponibilidade de dados? Saiba como evitar

Nos momentos em que você mais precisa a internet falha? Longos minutos esperando um sistema carregar, uma informação chegar por e-mail ou uma solução em cloud sincronizar documentos pode significar perdas irreparáveis para um negócio.

A indisponibilidade de dados é um problema que afeta muitos empreendimentos e que está ligado a uma série de fatores que devem ser verificados para que você tenha uma boa conexão e possa evitar queda de link de internet.

Confira neste post os principais problemas de queda de link e como resolvê-los.

Falta de acessibilidade a sistemas

Podemos dizer que praticamente 100% das empresas utilizam algum tipo de sistema de gestão para otimizar processos, organizar dados e ter maior precisão na tomada de decisão.

No entanto, quando existem problemas na queda de link de internet, a indisponibilidade de dados afeta todas as operações da companhia, impactando na produtividade da equipe e na agilidade no tratamento de informações que dão subsídios às decisões da empresa.

Neste caso, uma das formas de evitar a queda de link de internet é ter links redundantes, ou seja, trabalhar com dois provedores para que, na falta de um, o outro substitua a conexão.

Parada na operação

Se os sistemas usados estão inacessíveis, sua equipe fica sem poder operar. Por mais que não haja atividade a ser feita, é preciso pagar pelo tempo à disposição e depois recuperar o que não pôde ser feito com horas adicionais, o que traz impactos financeiros ao negócio.

A queda na produtividade também pode se refletir em redução da qualidade no atendimento a clientes e fornecedores, se refletindo na reputação da empresa. E, como sabemos, qualquer problema de imagem da organização afeta os atuais e futuros negócios.

Uma solução a esse problema é ter um Link IP redundante, isto é, dois provedores de internet com links dedicados. Assim, caso um falhe, o outro toma o lugar e mantém a operação.

Perda de dados e informações

A qualidade da conexão de internet pode afetar a segurança de dados da empresa, comprometendo as análises estratégicas e a tomada de decisão. Se o link é instável e uma determinada solução faz envio de pacotes de dados, certos pacotes podem ser perdidos e a informação ficar incompleta.

Mais uma vez, a única solução para que você não venha a ter problemas como esses é investir em tecnologias de ponta e fornecedores de confiança. Confira a qualidade do modem ou do roteador utilizados, bem como a qualidade da conexão.

Se o sinal de internet está adequado e, mesmo assim, há interrupções no serviço, pode haver algum equipamento bloqueando o sinal internamente. Você pode tentar implantar ampliadores de sinal, a fim de melhorar a conexão Wi-Fi e remover obstáculos que possam estar prejudicando a conexão via cabo, como paredes, móveis e equipamentos.

Interferências eletromagnéticas também podem prejudicar a performance, portanto, verifique se esse não é o problema que está afetando sua empresa e gerando queda de link de internet.

Troca constante de provedores

Essa é uma consequência dos problemas de queda de link frequentes: você vai trocando de provedor na esperança de que um deles consiga oferecer um serviço de qualidade, com soluções que ajudem a evitar a queda de link. Na maioria das vezes, chegamos à conclusão de que nenhuma dá conta do recado.

A dica é que você faça uma análise pormenorizada de toda a sua infraestrutura, visando identificar algum tipo de problema interno ou alguma necessidade especial. Contar com uma empresa especializada para fazer esse diagnóstico pode poupar muitos dissabores e economizar tempo, um recurso indispensável atualmente.

Além disso, você não precisa mobilizar sua equipe de TI para isso. A consultoria fará esse trabalho paralelamente à sua rotina, trazendo resultados em menos tempo sem comprometer a produtividade do seu time.

Já que falamos em produtividade e resultados, que tal seguir adiante e saber como melhorar a performance da sua equipe com soluções de comunicações unificadas da Voitel? Entre em contato!