ramais virtuais

Por que os Ramais Virtuais são ferramentas essenciais para empresas com trabalho híbrido

Com a chegada do trabalho híbrido (que combina dias no escritório e de home office), impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas tendências de trabalho, as empresas estão enfrentando desafios quando se trata de comunicação. No Brasil, um levantamento realizado pela JLL Consultoria revela que o trabalho híbrido ainda é o modelo preferido das empresas. De acordo com a pesquisa, 85% das companhias brasileiras adotam atualmente esse modelo. Essa tendência reflete a adaptação das empresas à nova realidade pós-pandemia, buscando um equilíbrio entre o trabalho presencial e remoto.

Considerando essa realidade, torna-se cada vez mais necessário adotar soluções que facilitem uma comunicação ágil e eficaz entre os colaboradores, independentemente de onde estejam trabalhando. E uma dessas soluções é o ramal virtual.

Mas o que são ramais virtuais?

Os ramais virtuais funcionam como telefones, mas via software por meio da internet, permitindo realizar e receber chamadas diretamente de computadores, celulares ou tablets. Essa tecnologia, baseada em VoIP e integrada à telefonia em nuvem (PABX Virtual), permite gerenciar chamadas de forma simples e eficiente.

Quais são os benefícios?

Mobilidade é uma das principais vantagens dos ramais virtuais. Com essa solução, os colaboradores continuam conectados em seus ramais através de smartphones, dispositivos móveis e computadores, não importando sua localização.

Além disso, os ramais virtuais oferecem uma série de recursos avançados que podem melhorar significativamente a comunicação interna e externa da empresa. Funcionalidades como mensagens de atendimento (com menus), encaminhamento de chamadas, correio de voz e gravação de chamadas aumentam a produtividade dos colaboradores e garantem um atendimento eficiente aos clientes.

Outro benefício dos ramais virtuais é a economia de custos. Como não é necessário investir em equipamentos físicos e a manutenção é simplificada, os custos de implementação e operação são mais baixos em comparação com os sistemas tradicionais de telefonia. “O uso de ramais virtuais facilita a integração de equipes remotas, conferindo fluidez à comunicação. É uma solução de baixo custo que está diretamente relacionada ao aumento da produtividade”, destaca Daniela Wajman, gerente de produtos e marketing da Voitel.

Se você está interessado em adotar Ramais Virtuais para a sua empresa que utiliza o modelo de trabalho híbrido, entre em contato com a Voitel! Oferecemos soluções completas de telefonia em nuvem, com alta tecnologia, segurança e funcionalidades personalizadas para atender às suas necessidades.