Parceria de sucesso: Voitel e Enreach

Confira o case publicado no site da Enreach:

Como a Voitel está modernizando o local de trabalho das empresas brasileiras com a plataforma Enreach – incluindo UCaaS, mobilidade e integração com o Teams

RESUMO

Um dos provedores de serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) mais inovadores do Brasil, o Grupo Voitel – líder em Comunicação Unificada no país, oferece valor agregado a uma gama de clientes corporativos de vários portes. A parceria com a Enreach, que começou em 2015, desempenhou um papel fundamental para estar à frente do mercado em evolução, ultrapassando limites e proporcionando a satisfação dos clientes. Entre os destaques recentes estão a integração com o Microsoft Teams, trazendo telefonia avançada para o aplicativo, além de ajudar as empresas a adotar estratégias de comunicação “mobile first” para uma maior flexibilidade no local de trabalho.

HISTÓRICO

A Voitel tem quase 25 anos de experiência no provimento de serviços de tecnologia e telecomunicações para o mercado brasileiro. Desde o início, foi pioneira em sua área, fazendo uma das primeiras chamadas VOIP do país em 2000, dando seus primeiros passos em videoconferência e trabalhando com grandes marcas. Hoje, a Voitel está posicionada como um dos principais fornecedores de UCaaS (Unified Communication as a Service) no Brasil, com uma base de clientes corporativos em rápido crescimento.

O portfólio inclui SIP Trunk, toll-free, tecnologia integrada baseada em nuvem, PABX virtual e integração com o Microsoft Teams. Embora a Voitel possa atender empresas de qualquer tamanho, a maioria de seus clientes são empresas de médio porte, com aproximadamente 50 a 300 usuários. 

MERCADO

Com o passar dos anos, a Voitel viu como as exigências dos clientes evoluíram. O fundador e CEO da Voitel, Pedro Suchodolski, explica: “Vários aspectos estão impulsionando esse mercado no momento. A primeira é que desde a pandemia muitas organizações passaram para um modelo híbrido, onde parte do tempo os funcionários ficam em casa e em outros dias no escritório. Portanto, eles precisam de ferramentas de comunicação no local de trabalho que permitam que as pessoas se conectem e colaborem em qualquer lugar, a qualquer hora.”

“No entanto, muitas dessas empresas ainda estão executando PABXs antigos, que ainda estão conectados a ramais físicos de telefone. Assim, os colaboradores devem estar no escritório para interagir com clientes, parceiros, fornecedores e colegas.”

Além de reconhecer a necessidade de se desfazer dos equipamentos tradicionais para oferecer um ambiente de trabalho mais moderno, essas empresas também estão mudando devido aos custos. À medida que os fabricantes param de oferecer suporte, fabricar ou vender hardware, a manutenção e atualização desses equipamentos se torna cada vez mais cara. Por exemplo, se as peças não estiverem disponíveis, encontrar um conserto pode ser demorado, caro e complicado. 

MIGRANDO PARA UM LOCAL DE TRABALHO BASEADO EM NUVEM e IP

A Voitel está ajudando essas empresas a atualizar sua tecnologia de comunicação enquanto oferece benefícios extras. “Apoiamos os processos de transformação digital, trazendo uma solução UCaaS, permitindo assim ter todas as ferramentas de comunicação acessíveis onde quer que os funcionários estejam e qualquer dispositivo que prefiram usar no escritório, na estrada, em casa, em um hotel, ou em qualquer outro lugar.”

Além disso, a Voitel também está auxiliando empresas que já migraram para comunicação em nuvem, mas não estão satisfeitas devido à falta de recursos e, portanto, ao baixo retorno do investimento. “Existe uma lacuna no mercado que podemos preencher, fornecendo recursos excelentes – como integração com Microsoft Teams e CRMs, além de gravação sistêmica de chamadas e filas de atendimento de call center, tudo isso com administração e autoatendimento em vários níveis – e isso é possível pela nossa parceria com a Enreach.”

UMA PARCERIA DE LONGA DATA

Em 2015, a Voitel estava buscando um novo fornecedor de plataforma PABX. “Estávamos procurando recursos que simplesmente não existiam. Então nos deparamos com a Enreach – ou Centile, como era conhecida na época – e pudemos ver que ela estava pronta para inovar o mercado, tanto pelos recursos já existentes quanto pelos que estavam em desenvolvimento e pela visão futura da plataforma.”

 “Gostaria de destacar o excelente trabalho realizado pelas equipes de Produtos e Vendas da Enreach, sempre nos ajudando quando temos projetos desafiadores e nos trazendo novas ideias. E gostaríamos de reconhecer especialmente a equipe de suporte, que trabalha tanto para ajudar nosso departamento de operações.”

Pedro acrescenta: “Também gostamos do modelo de licenciamento e – mesmo em 2015 – o Enreach for Service Providers não estava apenas focado na Europa, mas também em expansão em todo o mundo e hoje, por meio das aquisições do grupo, temos acesso a mais inovações.”

INTEGRAÇÃO DE EQUIPES

Um exemplo de inovação é a integração com o Teams, que se encaixa bem com a Microsoft difundida pelos negócios do país. Pedro explica: “A Microsoft é muito forte no Brasil, com a maioria das empresas executando o Office 365, já estão usando o Teams para colaboração em vídeo, compartilhamento de arquivos ou gerenciamento de projetos. Portanto, faz muito sentido trazer a telefonia para o Teams, para que essas empresas possam se beneficiar de ter um sistema para todas as suas comunicações, incluindo receber ou fazer chamadas.”

“É claro que outras soluções se integram ao Teams, mas a melhor parte é que podemos conectar todos os recursos do PABX para tornar o Teams um terminal de telefonia e adicionar a funcionalidade do PABX que ele não inclui. Com esta integração, podemos encaminhar chamadas, ter gravação de chamadas, criar grupos e muito mais.”

Desde o lançamento da integração com o Microsoft Teams, sua adoção vem crescendo e hoje é um dos pilares da estratégia comercial da Voitel. Pedro relata: “Estamos recebendo um ótimo feedback dos usuários, que agora têm apenas uma interface para gerenciar todas as suas necessidades de comunicação, disponível a qualquer hora, em qualquer lugar e em todos os dispositivos.” 

MOBILIDADE E MUITO MAIS

A mobilidade é outra área em que a Voitel está focando, como explica Pedro: “A mobilidade é uma necessidade hoje em dia e, por si só, não é mais um diferencial: é a forma como você a fornece aos clientes que faz a diferença, e ter o aplicativo Enreach com a nossa marca, confere muitos benefícios aos nossos clientes”.

“Por meio da integração nativa com a plataforma Enreach, você pode ter todos os recursos na palma da sua mão, reforçando nossa marca com os usuários e proporcionando uma excelente experiência de usuário. As pessoas podem passar do celular para o PC e vice-versa, e como pode haver várias linhas no mesmo telefone, os usuários podem manter suas identidades e vidas pessoais e profissionais separadas.”

OLHANDO PARA O FUTURO

A Voitel continua olhando para o futuro, buscando novas formas de ajudar clientes e trazer novidades em TIC para o Brasil. A parceria entre a Voitel e a Enreach é parte integrante disso. Pedro destaca: “A Enreach tem a telefonia em suas raízes e a adiciona às suas outras inovações, e acho que isso é um diferencial: tudo o que ela está implantando agora, tem em desenvolvimento ou planejou para o futuro, vai colocar a Enreach à frente da concorrência.”

“Essa plataforma continuará colocando a Enreach na liderança do que o trabalho do futuro está se tornando: a capacidade de se conectar com qualquer pessoa, em qualquer lugar, por meio de qualquer canal, em uma única plataforma, sem executar vários aplicativos de software diferentes para gerenciar tudo. Temos orgulho de sermos parceiros da Enreach e de nos beneficiarmos dos ecossistemas que ela criou ao longo dos anos. Nossas duas organizações têm sido e continuam sendo uma ótima parceria.”

Texto original:
https://enreach.com/en/for-service-providers/news-knowledge/cases/how-voitel-is-modernizing-the-workplace-for-brazilian-businesses-leveraging-enreach-platform-including-ucaas-mobility-and-teams-integration